Pular para o conteúdo principal

Carta para o meu ex amor

Uma vez me disseram que em passado não se mexe, remexe ou cutuca. Que passado tem que ficar, literalmente, no passado para que possa existir, de fato, um presente. Eu concordo. Mas vez em quando eu gosto de visitar algumas partes do meu passado, mesmo que rapidamente, só para que eu lembre de algumas lições, sensações, momentos, pessoas. Mas calma, eu disse algumas partes, pois entendo perfeitamente que há coisas que não merecem minha visita. Mas voltando a parte que interessa, hoje eu resolvi visitar uma pessoa em especial. O meu ex-amor.  E resolvi deixa-lo uma carta,com o seguinte conteúdo:

“Querido ex-amor, primeiramente quero pedi-lo para ler esta carta ouvindo “Quando bate aquela saudade” de Rubel, pois estou ouvindo-a agora e sei que ela te fará entender melhor cada palavra escrita aqui. Sabe como é, tenho minhas manias meio loucas.

(Imagem da internet)


 Mas então... Como está? Espero que bem. Ainda com aquela alergia terrível? Espero também que não ande esquecendo de tomar o remédio no horário certo, pois lembro-me bem do quanto fica péssimo sem ele. Não esqueço também do quanto sempre gostei de cuidar de você, de me preocupar. Se você não estava bem, não importava o motivo, eu sempre fazia de tudo para te ajudar, porque, de verdade, te ver mal era a mesma coisa que pegar meu coração e espremer com a mão sem dó nem piedade. Mas como você mesmo sempre fazia questão de lembrar, “passa”.

E nosso amor foi construído em meio aos “passa’s” da vida. A briga passava. A mágoa passava. A palavra mal dita passava. O ciúme passava. E a gente acabou passando também. Acabamos deixando o amor passar de intenso para tenso. Tudo virou tensão. Nossos encontros não conseguiam mais transmitir tranquilidade. Algo acontecia. Algo nos atormentava. Não estávamos mais tão dispostos um ao lado do outro. E o que parecia ser inteiro e para toda vida, passou a ser metade e apenas parte de nossas vidas. Mas a gente soube lidar bem com o fim, não é? Soubemos assumir que se continuássemos o desfecho seria o mais terrível possível.

E acabamos. Soltamos as mãos e seguramos as lembranças. As boas lembranças-que não são poucas-. Lembro-me que preferimos não manter contato por um bom tempo, precisávamos nos afastar para o sentimento adormecer e parar de machucar. Aliás, quero que você saiba que ainda assim machucou.  Mas passou. Apenas a dor, porque o amor foi transformado em lembrança boa, daquele tipo que a gente ganha de presente e coloca em uma caixinha toda enfeitada escrita “para nunca jogar fora”. Pois é... Você está nessa caixinha. Nós estamos. Espero que você também tenha alguma parecida, na qual nos guarde com muito carinho.

                                                                  (Imagem da internet)


Eu sinto saudades, tá? Uma saudade de algo bom que vivi, mas que sei que não dá para viver novamente. Não da mesma forma e com a mesma pessoa (no caso, você).  Porque sabemos que nosso momento passou. Nós não fomos feitos para dar certo juntos. E tiramos muitas vezes a prova real disso. Mas não importa. Eu estou tranquila e espero que você também, pois nós cumprimos a missão que tínhamos na vida um do outro. Marcamos-nos. Deixamos marcas para nada nem ninguém apagar.
Teremos outras pessoas. Entregaremos-nos a outros amores pela vida. Viveremos a flor da pele outras sensações. Mas nós sempre seremos nós. Nossa química sempre será a NOSSA. Nós, na gramatica, é plural. Mas nós, em nossa história, sempre será singular. Uma singularidade de um amor que ficou no passado mas que soube se transformar para nos acompanhar, da forma mais calma e inofensiva possível, para sempre.

E eu, querido ex-amor, encerro minhas palavras por aqui. Espero que algum dia consiga achar essa carta perdida em algum lugar e a leia, e ao final, junto com a música que te falei no início e com um misto de emoções você suspire e repita: “para sempre, minha morena”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ressignificar para florescer

Dar um novo sentido a tudo aquilo que nos atingiu, machucou ou de qualquer outra forma, nos tocou. É tipo o ditado popular, "fazer do limão, uma limonada", ou seja, transformar em degrau o que parecia nos derrubar. Não é um processo fácil e não existem regras, eu faço no meu tempo e você faz no seu. Eu faço do meu jeito, e você faz exatamente do seu. Não importa. Mas é essencial que a gente atribua um novo significado para as vivências que, de algum modo, fizeram bagunça em nosso interior. Às vezes acontece de forma natural, quando nos damos conta, tudo aquilo que achávamos ter chegado somente para nos destruir, começa a colocar novos pontos em nossa existência e novas lentes em nosso olhar. Mas outras vezes precisamos de um empurrão(zinho) e ajudas externas(profissional principalmente) são necessárias. O fato é que ressignificar é sinônimo de (re)florescer. Em outros caminhos, em outras relações, em outros ambientes, em outros sonhos, desejos, vontades. Ressignific

Para ler com os olhos e entender com a alma

Costumo sempre pensar na vida e em tudo que acontece durante nossa -breve- passagem por esse plano. É uma mania. Uma terapia. Uma loucura. Mas, sem dúvida, é a forma que encontro para refletir, tentar achar respostas, encontrar novas perguntas e buscar evoluir, tanto emocionalmente quanto espiritualmente. Tudo, absolutamente tudo que acontece em nossa vida traz uma grande carga de lições e não podemos tapar os olhos para esse fato. Desde nova me dei conta disso, pois fui ensinada cedo, pelos acontecimentos em minha trajetória, a fazer isso. A entender que é preciso ter um olhar mais profundo sobre tudo que passamos e vivemos, e a estender esse olhar a vida do próximo. Não, não com curiosidade ou intuito de fazer fofoca, jamais. Mas com empatia e para saber que nossa evolução também se encontra no outro.  (Imagem da internet) A perda de uma amiga próxima me fez, mais uma vez, refletir sobre tudo. Uma morte, literalmente, inesperada. Pegou a todos de surpresa. Despedidas

O que quase nunca é dito: nem só de babacas meu caminho é feito.

Já vi alguns textos por aí em homenagem aos babacas que cruzaram nosso caminho. Amei e me identifiquei com todos que li. Mas hoje eu resolvi agradecer aos caras legais que passaram pela minha vida. É, pode soar estranho. Ou não. Mas também já conheci homens que valem o meu “muito obrigada”. E não por terem sido idiotas e me ensinado da pior maneira, mas por terem agido como Homens, com H maiúsculo. Apesar dos encontros que me trouxeram a certeza que de moleques e babacas é melhor manter distância, a vida me apresentou caras que valeram a pena, que me fizeram entender e sentir a delícia de conhecer alguém maduro e que não banca o leviano com os sentimentos alheios. Daí você pode se perguntar: então por que não deu certo? Ou, um pouco mais irritado, você, caro leitor, já deve estar naquele famoso pensamento de que quando o homem presta, a mulher só quer amizade, afinal, preferimos os cafajestes. Que balela! Os motivos para uma relação não ir adiante são inúmeros e nem sempre é preci