Pular para o conteúdo principal

Para ler com os olhos e entender com a alma

Costumo sempre pensar na vida e em tudo que acontece durante nossa -breve- passagem por esse plano. É uma mania. Uma terapia. Uma loucura. Mas, sem dúvida, é a forma que encontro para refletir, tentar achar respostas, encontrar novas perguntas e buscar evoluir, tanto emocionalmente quanto espiritualmente. Tudo, absolutamente tudo que acontece em nossa vida traz uma grande carga de lições e não podemos tapar os olhos para esse fato.


Desde nova me dei conta disso, pois fui ensinada cedo, pelos acontecimentos em minha trajetória, a fazer isso. A entender que é preciso ter um olhar mais profundo sobre tudo que passamos e vivemos, e a estender esse olhar a vida do próximo. Não, não com curiosidade ou intuito de fazer fofoca, jamais. Mas com empatia e para saber que nossa evolução também se encontra no outro. 



(Imagem da internet)

A perda de uma amiga próxima me fez, mais uma vez, refletir sobre tudo. Uma morte, literalmente, inesperada. Pegou a todos de surpresa. Despedidas são sempre tristes. Acho que por mais evoluído que o ser humano seja, a dor da partida de uma pessoa amada sempre irá doer. Sempre ficaremos com uma sensação de impotência. Mãos atadas. Coração sangrando. É difícil acreditar que uma alma boa, de aura leve, coração transbordante de amor e energia boa nos foi tirada, assim, de uma hora para outra. Mas é assim, de repente mesmo que acontece. Sem aviso prévio. Sem dar tempo para algum preparo. Acontece de um jeito que foge do nosso entendimento. E é aí que a gente precisa se propôr a refletir. Estamos doando quais tipos de sentimentos? Estamos transmitindo quais tipos de coisas? Estamos perdendo/ganhando tempo com o que? É preciso parar e pensar. 



Deixamos de falar o que sentimos as pessoas que amamos porque nos disseram que é sinal de fraqueza. Porque bonito é ser "casca grossa" e correr atrás é coisa de gente idiota. Demonstrar por atitudes é pior. É pedir para ser "trouxa". Perdemos tempo com orgulho, medo, falta de tempo ou por acharmos que o temos demais. Deixamos para amanhã. E quando chega o amanhã a gente adia de novo. Guardamos mágoas. Sentimentos que em NADA, eu digo NADA de bom, nos acrescentam. Deixamos de perdoar porque achamos que isso é querer tapar o sol com a peneira, afinal é impossível esquecer o que o outro fez, quando na verdade, perdoar é soltar o pescoço do outro e ver que quem consegue ficar aliviado e respirando melhor somos nós mesmos. Evitamos pedir desculpas e/ou perdão porque nos disseram que é humilhante. Alimentamos ressentimentos. Tem gente se achando melhor do que os outros. Gente puxando o tapete do "amigo" na primeira oportunidade e sem pensar duas vezes. Gente que sofre ao ver o outro feliz.



(Imagem da internet)


Mágoa, inveja, rancor, orgulho, prepotência, arrogância, julgamentos... e assim acumulam-se toneladas de lixo emocional. Mas por quê? Não consigo encontrar uma lógica coerente que explique por que perdemos tempo com tanta coisa que só devastam e regressam nossa alma. Procuro a cada dia aprender e tenho a consciência tranquila que não me limito aos meus textos. Sou melhor escrevendo e todos que me conhecem sabe disso. Quando falo, sou desastrada, desajeitada, mas ainda assim procuro através dos gestos e atitudes demonstrar aos que amo o amor que trago comigo. Com os conhecidos e desconhecidos busco ter pudor com o que digo e faço. Erro. E como eu erro. Sei que tenho muito que aprender e mudar. Mas estou em paz porque estou de braços e coração aberto para isso. Para a vida. E que todos estejamos. 



Que a gente não se limite a frases lindas e reflexivas de redes sociais. São importantes, claro. Os textos e as palavras em si possuem um poder enorme sobre nós e por isso sou tão apaixonada pela escrita e encontro nela a chave para abrir a janela de minha alma e coração. Mas precisamos levar tudo conosco. Precisamos que nossas atitudes sejam condizentes com nossos dizeres. Que a gente sorria de verdade e com verdade, que nossos abraços sejam apertados, que nosso orgulho seja deixado de lado, que o amor seja a maior arma que a gente carregue. 



(Imagem da internet)

Que a gente valorize os que nos amam e deixemos de lado os que não se agradam com nossa presença. E que, dia após dia, a gente aprenda. Evolua. Nossa passagem é breve, mas os sentimentos que plantamos, as almas que tocamos, os corações que entramos, as pessoas que convivemos e vivemos não são. Uma hora eu vou, você vai, nós vamos. Mas o que fizemos e passamos aos outros a gente deixa aqui. Propõe-se a pensar também no que você deixará quando for. ♡



Comentários

  1. Égua do texto FANTÁSTICOOOO!! Showwww, muito show! Parabéns! Sensacional!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que quase nunca é dito: nem só de babacas meu caminho é feito.

Já vi alguns textos por aí em homenagem aos babacas que cruzaram nosso caminho. Amei e me identifiquei com todos que li. Mas hoje eu resolvi agradecer aos caras legais que passaram pela minha vida. É, pode soar estranho. Ou não. Mas também já conheci homens que valem o meu “muito obrigada”. E não por terem sido idiotas e me ensinado da pior maneira, mas por terem agido como Homens, com H maiúsculo. Apesar dos encontros que me trouxeram a certeza que de moleques e babacas é melhor manter distância, a vida me apresentou caras que valeram a pena, que me fizeram entender e sentir a delícia de conhecer alguém maduro e que não banca o leviano com os sentimentos alheios. Daí você pode se perguntar: então por que não deu certo? Ou, um pouco mais irritado, você, caro leitor, já deve estar naquele famoso pensamento de que quando o homem presta, a mulher só quer amizade, afinal, preferimos os cafajestes. Que balela! Os motivos para uma relação não ir adiante são inúmeros e nem sempre é preci

Todo mundo tem um pouco de Joana

Joana tem pouca idade, mas muito já viveu. Sentiu dores que arruinaram seu íntimo e viveu amores violentamente maravilhosos. Perdeu o chão algumas vezes e viu seu mundo desabando em instantes, acreditando que nunca mais conseguiria manter-se de pé novamente. Mas foi surpreendida, vendo tudo dentro de si se refazendo, a bagunça sendo arrumada e sua força brotando, feito uma flor, do solo que há muito tempo se fazia seco e sem vida. Joana, como tantas outras pessoas por aí, também já insistiu em alguém que não valia a pena, quis convencer outra pessoa a gostar de sua companhia e já teve sua auto-estima bombardeada e devastada por uma rejeição. Mas também aprendeu a recomeçar e refloresceu diversas vezes. Porque Joana foi ensinada pela vida a ser fênix. A renascer. A sacudir a poeira depois das quedas que te arrebentaram e dar a volta por cima. Firme e forte. (Imagem da internet) Porque Joana é força, vontade, convicção. A maturidade adquirida através das vivências, ensin

Ressignificar para florescer

Dar um novo sentido a tudo aquilo que nos atingiu, machucou ou de qualquer outra forma, nos tocou. É tipo o ditado popular, "fazer do limão, uma limonada", ou seja, transformar em degrau o que parecia nos derrubar. Não é um processo fácil e não existem regras, eu faço no meu tempo e você faz no seu. Eu faço do meu jeito, e você faz exatamente do seu. Não importa. Mas é essencial que a gente atribua um novo significado para as vivências que, de algum modo, fizeram bagunça em nosso interior. Às vezes acontece de forma natural, quando nos damos conta, tudo aquilo que achávamos ter chegado somente para nos destruir, começa a colocar novos pontos em nossa existência e novas lentes em nosso olhar. Mas outras vezes precisamos de um empurrão(zinho) e ajudas externas(profissional principalmente) são necessárias. O fato é que ressignificar é sinônimo de (re)florescer. Em outros caminhos, em outras relações, em outros ambientes, em outros sonhos, desejos, vontades. Ressignific