Pular para o conteúdo principal

Para ler com os olhos e entender com a alma

Costumo sempre pensar na vida e em tudo que acontece durante nossa -breve- passagem por esse plano. É uma mania. Uma terapia. Uma loucura. Mas, sem dúvida, é a forma que encontro para refletir, tentar achar respostas, encontrar novas perguntas e buscar evoluir, tanto emocionalmente quanto espiritualmente. Tudo, absolutamente tudo que acontece em nossa vida traz uma grande carga de lições e não podemos tapar os olhos para esse fato.


Desde nova me dei conta disso, pois fui ensinada cedo, pelos acontecimentos em minha trajetória, a fazer isso. A entender que é preciso ter um olhar mais profundo sobre tudo que passamos e vivemos, e a estender esse olhar a vida do próximo. Não, não com curiosidade ou intuito de fazer fofoca, jamais. Mas com empatia e para saber que nossa evolução também se encontra no outro. 



(Imagem da internet)

A perda de uma amiga próxima me fez, mais uma vez, refletir sobre tudo. Uma morte, literalmente, inesperada. Pegou a todos de surpresa. Despedidas são sempre tristes. Acho que por mais evoluído que o ser humano seja, a dor da partida de uma pessoa amada sempre irá doer. Sempre ficaremos com uma sensação de impotência. Mãos atadas. Coração sangrando. É difícil acreditar que uma alma boa, de aura leve, coração transbordante de amor e energia boa nos foi tirada, assim, de uma hora para outra. Mas é assim, de repente mesmo que acontece. Sem aviso prévio. Sem dar tempo para algum preparo. Acontece de um jeito que foge do nosso entendimento. E é aí que a gente precisa se propôr a refletir. Estamos doando quais tipos de sentimentos? Estamos transmitindo quais tipos de coisas? Estamos perdendo/ganhando tempo com o que? É preciso parar e pensar. 



Deixamos de falar o que sentimos as pessoas que amamos porque nos disseram que é sinal de fraqueza. Porque bonito é ser "casca grossa" e correr atrás é coisa de gente idiota. Demonstrar por atitudes é pior. É pedir para ser "trouxa". Perdemos tempo com orgulho, medo, falta de tempo ou por acharmos que o temos demais. Deixamos para amanhã. E quando chega o amanhã a gente adia de novo. Guardamos mágoas. Sentimentos que em NADA, eu digo NADA de bom, nos acrescentam. Deixamos de perdoar porque achamos que isso é querer tapar o sol com a peneira, afinal é impossível esquecer o que o outro fez, quando na verdade, perdoar é soltar o pescoço do outro e ver que quem consegue ficar aliviado e respirando melhor somos nós mesmos. Evitamos pedir desculpas e/ou perdão porque nos disseram que é humilhante. Alimentamos ressentimentos. Tem gente se achando melhor do que os outros. Gente puxando o tapete do "amigo" na primeira oportunidade e sem pensar duas vezes. Gente que sofre ao ver o outro feliz.



(Imagem da internet)


Mágoa, inveja, rancor, orgulho, prepotência, arrogância, julgamentos... e assim acumulam-se toneladas de lixo emocional. Mas por quê? Não consigo encontrar uma lógica coerente que explique por que perdemos tempo com tanta coisa que só devastam e regressam nossa alma. Procuro a cada dia aprender e tenho a consciência tranquila que não me limito aos meus textos. Sou melhor escrevendo e todos que me conhecem sabe disso. Quando falo, sou desastrada, desajeitada, mas ainda assim procuro através dos gestos e atitudes demonstrar aos que amo o amor que trago comigo. Com os conhecidos e desconhecidos busco ter pudor com o que digo e faço. Erro. E como eu erro. Sei que tenho muito que aprender e mudar. Mas estou em paz porque estou de braços e coração aberto para isso. Para a vida. E que todos estejamos. 



Que a gente não se limite a frases lindas e reflexivas de redes sociais. São importantes, claro. Os textos e as palavras em si possuem um poder enorme sobre nós e por isso sou tão apaixonada pela escrita e encontro nela a chave para abrir a janela de minha alma e coração. Mas precisamos levar tudo conosco. Precisamos que nossas atitudes sejam condizentes com nossos dizeres. Que a gente sorria de verdade e com verdade, que nossos abraços sejam apertados, que nosso orgulho seja deixado de lado, que o amor seja a maior arma que a gente carregue. 



(Imagem da internet)

Que a gente valorize os que nos amam e deixemos de lado os que não se agradam com nossa presença. E que, dia após dia, a gente aprenda. Evolua. Nossa passagem é breve, mas os sentimentos que plantamos, as almas que tocamos, os corações que entramos, as pessoas que convivemos e vivemos não são. Uma hora eu vou, você vai, nós vamos. Mas o que fizemos e passamos aos outros a gente deixa aqui. Propõe-se a pensar também no que você deixará quando for. ♡



Comentários

  1. Égua do texto FANTÁSTICOOOO!! Showwww, muito show! Parabéns! Sensacional!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Moço, você faz ideia da mulher que tem ao seu lado?

Moço, você pode se achar o cara mais azarento desse planeta, mas se olhar para a mulher que está contigo, notará a maior sorte de sua vida. Você já reparou bem no brilho dos olhos dela ao te ver? E na beleza -externa e interna- estonteante que ela possui? E no sorriso estampado no rosto dela que mais parece um raio de luz a iluminar qualquer escuridão? Moço, você já se deu conta do quanto ela te quer por perto? Do quanto ela se esforça para te dar, dia após dia, todos os motivos para ficar, mesmo sabendo que você pode ir a qualquer momento? (Imagem da internet) Ah, seu moço... Se eu fosse você tremeria só de pensar em perdê-la.  Vai por mim, mulher como ela não se encontra em qualquer esquina da vida. E espero que você saiba também que tem muitos outros moços por aí que dariam tudo para estar no seu lugar. Não dê sorte ao azar. Cuide dela, de você e de vocês também. (Imagem da internet) Esqueça a ideia de perfeição, ela passa longe disso. Ela é humana. Feita ...

"O que seria do amarelo se todos gostassem do azul?"

Outro dia eu ouvi uma conversa entre amigos em um bar e não pude deixar de prestar muita atenção no assunto, que era , adivinha? mulher! Um disse com um entusiasmo danado: "sou louco por uma gordinha, não sei porque mulher tem paranoia de emagrecer". Já o outro, discordando do amigo, disse que uma magrinha tem o seu charme e encanto, tornando-a irresistível. O outro que completava a roda dos amigos e sempre mais empolgado, disse passando a mão na cabeça -como quem estava lem brando ou imaginando algo- que babava por uma mulher sarada. E todos riram, concordando em uma única coisa :mulher é demais, meu brother. Agora aqui, escrevendo, lembro-me do Gustavo que ama uma loira, e do Rafael que não troca uma ruiva por nenhuma outra e do Lucas, que não resiste à uma morena de jeito nenhum. Já o Fábio vê na baixinha um charme enlouquecedor, enquanto o Fernando sempre preferiu mulheres mais altas. Ah, lembrei também que o Pedro, Marcos e Caio me disseram que nunca reparar...

Ressignificar para florescer

Dar um novo sentido a tudo aquilo que nos atingiu, machucou ou de qualquer outra forma, nos tocou. É tipo o ditado popular, "fazer do limão, uma limonada", ou seja, transformar em degrau o que parecia nos derrubar. Não é um processo fácil e não existem regras, eu faço no meu tempo e você faz no seu. Eu faço do meu jeito, e você faz exatamente do seu. Não importa. Mas é essencial que a gente atribua um novo significado para as vivências que, de algum modo, fizeram bagunça em nosso interior. Às vezes acontece de forma natural, quando nos damos conta, tudo aquilo que achávamos ter chegado somente para nos destruir, começa a colocar novos pontos em nossa existência e novas lentes em nosso olhar. Mas outras vezes precisamos de um empurrão(zinho) e ajudas externas(profissional principalmente) são necessárias. O fato é que ressignificar é sinônimo de (re)florescer. Em outros caminhos, em outras relações, em outros ambientes, em outros sonhos, desejos, vontades. Ressignific...