Pular para o conteúdo principal

Não se mate em vida, a morte já é certa.

Conversando com uma amiga, em uma dessas conversas loucas, mas que fazem todo o sentido, falávamos de como a vida é curta para deixarmos de falar o que sentimos, guardar mágoas, prendermo-nos à pessoas que em nada nos acrescentam e, o que norteia o meu texto de hoje, falávamos em como a vida é curta demais para a gente viver em prol do trabalho, estudo, dinheiro (...)

Sim, é obvio que todos nós temos objetivos de vida. Uns querem comprar aquele carro tão sonhado, outros a casa própria, muitos sonham em ter o seu diploma de nível superior, tantos outros querem trocar a tevê, o som, a moto, o celular (...). São muitos os objetivos a serem alcançados a curto e longo prazo. Somos humanos, é normal e necessário (talvez) que tenhamos alguma conquista material em vista. Mas eu não concordo com a forma como muitas pessoas andam fazendo.

(Imagem da internet)

A vida não é fácil, nunca foi e nunca me disseram que seria. Todo mundo tem problema de todo tipo. Todas as pessoas que você vê na rua, mesmo aquelas que carregam um sorriso de ponta a ponta no rosto, tem, como diria os mais velhos, uma cruz a ser carregada. Mas isso não quer dizer que tenhamos que fazer o percurso ser sempre tão doloroso e impossível de qualquer bem estar, prazer, leveza.

Conheço pessoas que nunca tem tempo para nada, absolutamente nada. Não relaxam, não descansam. Pessoas que vivem para o trabalho, de segunda a segunda, quando não é no próprio local, levam os deveres para casa e desconhecem um dia de leveza, de mente em paz, de estar somente preocupada em qual será o programa divertido a se fazer com a família, namorado (a), amigos. Conheço gente que pega inúmeras disciplinas a mais na faculdade e ficam sem tempo até para respirar (fazendo uso da hipérbole), viram madrugadas e mais madrugadas somente preocupado em conseguir a aprovação e adiam uma saída com os amigos, privam-se de passar um dia todinho assistindo a filmes, afinal, o sentimento de culpa irá dominar. Conheço pessoas que estão focadas somente em juntar dinheiro para tal coisa e por isso deixam de fazer inúmeras outras no presente, mesmo sabendo que o dia de amanhã é a maior incerteza que temos.

(Imagem da internet)

Não, eu não critico quem busca realizar seus sonhos, seus desejos. Mas a vida já é dura demais para a gente enrijecer mais ainda.O estresse, as doenças psicossomáticas, a depressão, entre outros, estão aí para nos mostrar o quanto precisamos respirar mais calmamente. O quanto precisamos de mais leveza e tranquilidade nos nossos dias.

Não se mate de trabalhar ou de estudar, não se mate de preocupações ou paranoias, não mate seu emocional, seu bem estar, seu espirito. Viva mais o bom. Sinta mais o que há de melhor. Queira mais ter as pessoas que ama por perto. Tenha tempo para você. Tenha tempo para ser feliz. Todos nós queremos alcançar algo, mas não faça esse algo dominar você por completo. O amanhã é incerto, nunca, jamais, esqueça-se disso. Um dia tudo isso vai acabar e não levaremos, literalmente, nada dessa vida. Até o nosso próprio corpo um dia se resumirá a nada. A morte já é certa demais para a gente duvidar que merecemos viver da melhor forma possível essa vida. Por favor, viva! 

Comentários

  1. Oi, Ana Luiza!
    Bom, descobri o seu blog meio que "por acaso" pelo que eu lí até agora, Achei bem interessante o seu modo de pensar, as palavras que você usa e por ai vai( Hahaha)
    Principalmente esse texto, Apesar de estamos vivendo "tempos líquidos". Onde tudo parece ser tão mais rápido, ninguém liga para os outros, somente em suas vidas pacatas e acinzentadas e por ai vai... Parecem que perderam o prazer de viver, onde um "like" em uma rede social, vale mais do que ajudar o necessitado ou fazer brotar um sorriso onde já foi perdido.
    Bom, curti muitos os seus textos Ana! :)
    Mahalo( Até mais, tchau, Adeus= Havaiano).
    Giovanni S. Souza
    P.S: Entra em contato, De vez em quando gosto de escrever também, meio que tirar tudo do peito o que me afligem.
    Afinal, tem uma frase que diz " Nenhuma pessoa é por acaso, Ou é uma lição, algo a aprender ou um presente"
    A bíblia diz que: " Nenhuma folha cai de uma árvore se não for da vontade de Deus."
    Não pare de escrever!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ressignificar para florescer

Dar um novo sentido a tudo aquilo que nos atingiu, machucou ou de qualquer outra forma, nos tocou. É tipo o ditado popular, "fazer do limão, uma limonada", ou seja, transformar em degrau o que parecia nos derrubar. Não é um processo fácil e não existem regras, eu faço no meu tempo e você faz no seu. Eu faço do meu jeito, e você faz exatamente do seu. Não importa. Mas é essencial que a gente atribua um novo significado para as vivências que, de algum modo, fizeram bagunça em nosso interior. Às vezes acontece de forma natural, quando nos damos conta, tudo aquilo que achávamos ter chegado somente para nos destruir, começa a colocar novos pontos em nossa existência e novas lentes em nosso olhar. Mas outras vezes precisamos de um empurrão(zinho) e ajudas externas(profissional principalmente) são necessárias. O fato é que ressignificar é sinônimo de (re)florescer. Em outros caminhos, em outras relações, em outros ambientes, em outros sonhos, desejos, vontades. Ressignific

Moço, você faz ideia da mulher que tem ao seu lado?

Moço, você pode se achar o cara mais azarento desse planeta, mas se olhar para a mulher que está contigo, notará a maior sorte de sua vida. Você já reparou bem no brilho dos olhos dela ao te ver? E na beleza -externa e interna- estonteante que ela possui? E no sorriso estampado no rosto dela que mais parece um raio de luz a iluminar qualquer escuridão? Moço, você já se deu conta do quanto ela te quer por perto? Do quanto ela se esforça para te dar, dia após dia, todos os motivos para ficar, mesmo sabendo que você pode ir a qualquer momento? (Imagem da internet) Ah, seu moço... Se eu fosse você tremeria só de pensar em perdê-la.  Vai por mim, mulher como ela não se encontra em qualquer esquina da vida. E espero que você saiba também que tem muitos outros moços por aí que dariam tudo para estar no seu lugar. Não dê sorte ao azar. Cuide dela, de você e de vocês também. (Imagem da internet) Esqueça a ideia de perfeição, ela passa longe disso. Ela é humana. Feita de c

A gente cansa do que não nos descansa

Uma hora a gente cansa. Uma hora o peso da atenção não dada, a palavra mal dita, o cuidado ausente e o desinteresse presente batem na porta e a gente acaba abrindo. É que ninguém consegue- ou pelo menos não deveria conseguir- permanecer por muito tempo onde predomina a sensação de estar amando sozinho. (Imagem da internet) Não dá. Não é justo. Ninguém merece viver de migalhas, viver implorando direta ou indiretamente pela reciprocidade sentimental de alguma outra pessoa que deixa claro não querer viver a mesma coisa. Uma hora a gente acorda e se da conta que não dá para tapar o sol com a peneira quando se trata de sentimentos e chega um momento que nos damos conta que merecemos mais. Mais que abraços folgados, beijos sem vontade, sorrisos forçados e toques sem amor. Mais que breves sensações de paz.  (Imagem da internet) A gente aprende que ficar com alguém por medo de ficar sozinho é padecer em dobro. É dilacerar, pouco a pouco, a alma. É pisotear em tudo de bom q